Empreendedorismo & Activismo Social

sexta-feira, 7 de abril de 2023

BEM-HAJA MULHER MOÇAMBICANA

Celebra-se hoje “07 de Abril”, o Dia da Mulher moçambicana em memória da guerreira e activista, Josina Abiatar Muthemba (Josina Machel), falecida nesta data no ano de 1971, vítima de doença. Josina, destacou-se durante a luta de Libertação Nacional como guerreira, membro do Destacamento Feminino (DF) e pela sua contribuição na criação do Centro Infantil de Nangade, na Província de Cabo Delgado, onde elementos do DF tomavam conta de crianças órfãs ou que seus pais se encontram em missões de luta.

Passados 52 anos, são notórios os feitos desta heroína, sobretudo na luta pela emancipação da mulher moçambicana, pelo que hoje somos todos chamados a homenagear não só a Josina Machel, mas também a toda mulher moçambicana que de forma proactiva e resiliente, tem dado continuidade ao legado deixado pela Josina na conquista pela igualdade do género. Entretanto, sendo a igualdade o género uma questão de direito humano e justiça social, recai por um lado, sobre o poder político uma responsabilidade em assegurar que este direito seja devidamente salvaguardado como um requisito fundamental e indispensável para desenvolvimento e bem-estar social. Por outro lado, para mulher moçambicana no geral, o desafio da autopromoção, dado que esta igualdade ultrapassa as fronteiras numéricas, pelo que, a mulher de hoje não pode simplesmente lutar em ter as mesmas oportunidades que o homem de ponto de vista quantitativo, mas deverá se preocupar em adquirir capacidades com vista a contribuir ao mesmo nível que o homem, o que passa necessariamente pela exploração de habilidades comportamentais como atitude, criatividade, proactividade, iniciativa, coragem, etc.  

Que este 07 de Abril não seja apenas de celebração festiva, mas também de reflexão sobre o papel e colaboração da Mulher moçambicana nas diversas esferas da sociedade moçambicana na busca do bem-comum.

Feliz Dia da Mulher Moçambicana 

Sem comentários :

Enviar um comentário