Empreendedorismo & Activismo Social

terça-feira, 8 de outubro de 2013

“A estrela, luz da minha alma” de Clarisse Machanguana

“A estrela, luz da minha alma” é título da uma obra literária da autoria da basquetebolista moçambicana, Clarisse Machanguana, lançada ontem (07), em Maputo no espaço cultural da Universidade Politécnica. Sob chancela de Textos Editores, o livro teve a apresentação de Armando Artur, comentários de Lourenço do Rosário (reitor da Universidade Politécnica) e de Fernando Sumbana Júnior (Ministro da Juventude e Desportos).
A cerimónia contou ainda com a presença de diversas figuras entre académicos, artistas e desportistas com destaque para Nazir Salé, seleccionador Nacional de Basquete Feminino, que na sua intervenção disse que o lançamento da obra constituía um momento ímpar não só para autora, mais sobretudo para o povo moçambicano, e que a mesma devia servir de exemplo para a camada jovem.
De acordo com o apresentador da obra (Armando Artur), “A estrela, luz da minha alma” é por um lado uma terapia narrativa, na medida em que é uma interpretação da vida da autora, personagem principal e por outro, é um conjunto de histórias de vida, constituindo por isso, um relato exaustivo da Clarisse, sobre sua vida. É um livro que rebusca momentos familiares e individuais para interpretar a vida num contexto social, económico, cultural, etc., é ainda para apresentador, uma relíquia, fonte de ensinamentos, sendo que a estrela que a autora faz referência, não é necessariamente ela, mas o protótipo que cada um deve criar para iluminar seu próprio caminho em busca autodeterminação.
Segundo a autora, “A estrela, luz da minha alma” não é um conto de sucesso económico, nem de basquete sobre quantos pontos, prémios ela marcou/obteve, mas sim um conto sobre conquistas culturais de uma menina que decide atravessar fronteiras, raças, línguas, entre obstáculos e quedas em busca de determinação através do desporto.

Clarisse Machanguana, de 40 anos, retira-se do basquetebol, após uma longa e brilhante caminhada desportiva, tendo representado Moçambique durante 25 anos. Na sua internacionalização destaca-se a sua passagem pela Santarém (Portugal), San José – Califórnia, e Los Angeles, Charlote e Orlando - WNBA (Estados Unidos), Pamplona e Barcelona (Espanha), Tarbes e Montepellier (França), La Spezia, Roma, Napoli, Parma, Ragusa e Milão (Itália) e Seul (Coreia do Sul).