Empreendedorismo & Activismo Social

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Parabéns Maputo!


Comemora-se hoje 10 de Novembro, o 134  aniversário de Maputo, a elevação a categoria de cidade. Fundada em 1782 com o nome de Lourenço Marques,
em forma de feitoria (entreposto comercial europeu em território estrangeiro), a 9 de Dezembro de 1876 foi elevada a vila, tendo ganho o estatuto de cidade em 1887. Em 1976, por decisão do primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel, passa chamar- se Maputo, em homenagem ao Rio Maputo que desagua na extremidade sul da baia como o mesmo nome.

A cidade de Maputo é a capital política e económica de Moçambique e reza a história que esta teria registado maior índice demográfico durante a guerra civil, por um lado devido aos efeitos do conflito armado nas zonas rurais, mas por outro, dada a sua localização estratégica, que permite acesso a países como Suazilândia e Africa de Sul, este último maior destino da comunidade moçambicana.

134 anos depois, é indiscutível o papel que esta cidade desempenha, não só a nível do território moçambicano, mas também para os países vizinhos. Não poucas vezes, tem se confundido a realidade especifica da Cidade, com a de Moçambique como país, como resultado da relevância que esta tem na vida do povo moçambicano. Mais do que centro das atenções políticas e económicas, Maputo é um dos maiores atrativos turísticos da região, contando com uma especial infra- estruturação histórica assim como moderna, para além de uma incrível e extraordinária paisagem oferecida pela Baía.


A sua potencialidade económica, faz dela também maior destino cultural, pois artistas de diversos pontos de Moçambique, buscando melhores oportunidades, acabam tornando a cidade culturalmente bastante diversificada. Pés embora, alguns problemas relacionados com a criminalidade, falta de habitação, desemprego, entre outros, após 134 anos, não há duvidas que cidade de Maputo, é um dos maiores pontos de referência do país e da região.

Que a cidade continue sendo esta “potência”, mas acima de tudo seja estímulo e inspiração para os restantes centros urbanos moçambicanos.
Parabéns Maputo!


Sem comentários :

Enviar um comentário