quinta-feira, 7 de agosto de 2025

O CAMINHO DA VITÓRIA NÃO TEM PLANO B


Em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés desembarcou no atual México com cerca de 600 homens, determinado a conquistar o poderoso Império Asteca. Contudo, ao perceberem que o inimigo era numeroso e conhecia bem o território, instalou-se um clima de tensão entre seus soldados. Alguns já cogitavam a ideia de recuar.

Cortés, ciente de que a única chance de vitória exigia entrega total, tomou uma decisão radical: ordenou que todos os navios fossem queimados. Com isso, eliminou qualquer possibilidade de retorno. Ou venciam... ou morriam.

Sem plano B, seus homens entenderam que o único caminho era seguir em frente. Lutaram com coragem, determinação e foco absoluto. Contra todas as probabilidades, conquistaram a vitória.

*Muitas vezes, a existência do plano B reduz nossa capacidade de lutar com todas forças e entrega total. Quando deixamos aberta a porta da desistência, hesitamos. Mas quando simbolicamente “queimamos os navios” tal como Cortés o fez, nos comprometemos com a causa, com o sonho, com a missão.

Grandes conquistas exigem coragem para eliminar a opção de recuar. Viva cada jornada como se fosse última e como se tudo dependesse dela. *

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEPENDÊNCIA ECONÓMICA E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS

  U m dos debates centrais sobre o desenvolvimento, no âmbito da economia política mundial, destaca o pensamento traduzido na teoria da mode...