Empreendedorismo & Activismo Social

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Gás do Rovuma: uma janela de esperança para Moçambique!

O dia 16 de Novembro de 2021, ficará marcado na história do país, pela recepção de Moçambique da plataforma flutuante para exploração do Gás na bacia do Rovuma, na província nortenha de Cabo Delgado. As cerimónias que decorreram na cidade sul coreana de Geoge, contaram com a presença do presidente de Moçambique, Filipe Nhusi, que se fez acompanhar pela primeira dama Isaura Nhusi e alguns membros do governo. 
Espera-se que este empreendimento chegue ao país nos próximos 60 dias, tendo sua construção iniciada em 2018, acompanhada pela formação de pessoal técnico que fará parte directamente na operacionalização deste que é um dos maiores investimentos na pérola do Índico, com início de actividades previsto para 2022. 

Sem dúvida, é um momento ímpar na vida do povo moçambicano, dado que, abre uma nova página na economia e porque não no desenvolvimento de Moçambique. Naturalmente, a expectativa é que este investimento prove o contrário da realidade de alguns países que negócios do género se tornaram maldição para seu próprio povo. 
Não é segredo para ninguém que Moçambique, vive nos dias de hoje um clima terrorista na região norte, por sinal a mesma onde decorrem trabalhos para implantação dos investimentos acima mencionados, cujas causas e autores ate então permanecem desconhecidos. Ao que tudo indica, a vida tende a voltar a normalidade na maioria dos distritos fortemente afectados pelas acções terroristas, após intervenção militar conjunta envolvendo forças locais e regionais. 

Tal como o ditado diz, depois de uma recessão vem a abundância. O país vive nos últimos anos, momentos de aperto económico, cujos efeitos são evidentes no dia a dia da maioria esmagadora da população, que vê suas esperanças de vida reduzidas a nada. O início das actividades de exploração do gás na bacia do Rovuma, abre uma janela oportuna para a melhoria da vida do povo moçambicano, seja por meio de empregos directos, assim como através dos dividendos fiscais destes grandes projectos. 

Verdade é, poderá tirar proveito dessas oportunidades quem realmente estiver preparado. Naturalmente, há um grande desafio por parte do Estado moçambicano, de transformar o crescimento económico em qualidade de vida para o seu povo (Desenvolvimento), mas também, ao mesmo tempo é lançado o mesmo desafio aos jovens em particular, para que se readaptem ao novo cenário económico nacional aprimorando suas habilidades profissionais e intelectuais de forma que possam tirar maior proveito destes investimentos, seja em forma de mão-de-obra ou prestando serviços.

Sem comentários :

Enviar um comentário