Empreendedorismo & Activismo Social

quarta-feira, 14 de março de 2012

Para quê ter muitos amigos no facebook!

O Facebook é hoje a maior rede social do mundo, contando no momento com cerca de 845 milhões de usuários no activo pelo mundo todo. E razões para o maior uso e aderência a esta rede social não faltam, possui ferramentas de fácil aplicação, com as quais se pode partilhar e divulgar diversa informação sobre entretenimento, negócios, e muitos mais.
Contudo, assiste-se ao mesmo tempo ao que chamo de “mau uso do facebook”, onde presenciamos uma série de obscenidades que tendem a fazer desta rede social imprestável. Dentre vários aspectos que considero de mau uso, encontra-se o ter muitos amigos, e por que com isto não pretendo apontar e muito menos julgar ninguém, prefiro não falar de números. Entretanto, como eu disse no princípio, através do facebook se pode partilhar e divulgar de forma rápida qualquer informação e produtos em caso de negócios, daí que, quando se trata de um usuário com essas pretensões, ter muitos amigos, não é nenhum problema, até por que é bom. O mesmo é valido para usuários de famosos, instituições, …
Porém quando se trata de singulares sem nenhuma das intenções acima referidas, é inaceitável que um usuário tenha muitos amigos no facebook, o que agrava-se pelo facto de muitas dessas pessoas, para além de nunca falarem com todas centenas ou milhares de amigos, vivem fazendo postagens e comentários, que não passam de: to com sono, to apaixonada/o, to com…, alguém me…, por favor…estão lindos, nice Picture, etc…
Foi pensando neste assunto, que segundo Tecmundo, o apresentador norte-americano Jimmy Kimmel, criou o Dia Nacional de Exclusão de Amigos, celebrado no passado dia 19 de Novembro de 2011, justificando que metade das pessoas do seu país está no facebook e muitas delas com centenas e milhares de amigos. E esta realidade vive-se também no nosso país, pés embora, todos usuários do facebook não atinjam a metade da população moçambicana, contudo, nos usuários existentes maior parte tem centenas ou milhares de amigos. 
Para além das dificuldades que isto pode acarretar na gestão das portagens dos amigos, pelo maior fluxo das mesmas, de acordo com hypescience, um estudo realizado nos Estados Unidos revela que pessoas com baixo auto-estima poderiam estar desconfortáveis no facebook, sobre tudo quando tem muitos amigos, na medida em que, no conjunto das centenas ou milhares de amigos, existem aqueles que vivem exibindo seu sucesso e felicidade de forma exagerada, impressionando os outros, postando informações e fotos com intenção de iludir que são mais felizes, e porque a vida se faz por comparações, isto pode ter impacto negativo na vida dos que têm baixo auto-estima, deixando – as se sentindo inferiores até mesmo provocando depressão. Enquanto que, quando se tem no máximo 354 amigos, que é o numero sugerido por alguns especialistas para usuários singulares, o facebook pode melhorar as relações e o estado das pessoas, pois apenas eles verão informação de amigos conhecidos ou com as quais interagem sempre.
Bem! De forma alguma é intenção minha julgar os usuários com muitos amigos no facebook, mas sim chamar atenção para os aspectos que aqui levantai, que podem aparentemente ser insignificantes, mas com um impacto muito forte na vida das pessoas. Portanto, usemos e abusemos do facebook mas, como algo que pode ser benéfica para as nossas vidas.
Bom chat!

Sem comentários :

Enviar um comentário