Empreendedorismo & Activismo Social

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

OS DOIS TRABALHADORES

Certo homem circulava pelas ruas da sua localidade, quando este cruza-se com dois jovens trabalhadores, um abrindo covas e outro tapando. O senhor perplexo com atitude dos dois, pára e questiona:

O que estão a fazer? Então um deles responde: - Conforme vê, eu estou abrindo covas e o meu amigo está tapando. Inquieto o senhor volta perguntar:

-Mas porquê e para quê? Ai eles respondem:

-Estamos apenas fazendo o nosso trabalho, a minha função é de abrir covas e a dele é de fechar. Se quem deveria estar aqui a colocar as sementes não está, a culpa não é nossa, pelo menos cumprimos nossa parte.

No nosso dia-a-dia temos gente assim, apenas preocupada em cumprir sua parte. A vida em sociedade requer capacidade de saber integrar as acções isoladas e individuais na concretização de objectivos comuns. Podemos até ser muito bons no que fazemos, mas se não conciliarmos as nossas acções individuais ao colectivo, podemos nos transformar em medíocres. O mesmo é válido para as acções e objectivos singulares. É preciso saber alinhar as acções do quotidiano com as projecções futuras, sob o risco de nos empenharmos e despendermos muitas energias em actividades que pouco nos serão úteis futuramente.

BOM FINAL DE SEMANA E UM FORTE ABRAÇO 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

18 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DO RISO

Criado em 1995 por um médico indiano chamado Madan Kataria, por meio de um movimento terapêutico cuja finalidade era curar a depressão sem precisar de usar remédios. Igualmente o riso foi usado para promover a PAZ mundial através da partilha de mensagens de fraternidade e amizade.

De cordo com estudos realizados, o cérebro não consegue diferenciar o riso verdadeiro do falso, pelo que, o mais importante é apenas RIR mesmo sem motivos. As risadas dão sensação de bem-estar, e quanto mais intensa for a sensação, maior é a produção de hormonas que trazem a felicidade. Dentre muitos benefícios, o riso reduz o stress, queima calorias, melhora a qualidade de sono e da auto-estima.

No dia de hoje, faça um favor a sim mesmo, SORRIA quanto puder…estando feliz como não, apenas dê risadas e tenha um dia repleto de milhares de RISOS a sua volta. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O POÇO

O poço é um filme espanhol lançado em 2019, disponível na Netflix, que descreve o cenário que se vive em uma prisão vertical em formato de um poço, que confina duas pessoas em cada andar dos mais de 200 existentes, onde os presos são alimentados por meio de uma plataforma que descendo com comida, leva cerca de dois (02) minutos em cada andar. 

Na plataforma é colocada uma quantidade satisfatória de comida para que os “presos” comam o suficiente para sobreviverem. Contudo, o comportamento individualista e egoísta dos presos que ocupam os primeiros andares, transforma a prisão num autêntico inferno, onde a força natural humana constitui a principal arma de sobrevivência. O “poço” traz profundas reflexões sociais e políticas sobre a sociedade contemporânea, onde os mais fortes detêm maior parte dos recursos, e para justificar sua ganância procuram transmitir mensagens de escassez. 

O “poço” nos revela a humanidade descrita por Thomas Hobbes, cujo comportamento é semelhante a de animais selvagens incapazes de desenvolver uma vida em sociedade. Uma sociedade constituída por poucos com muito e muitos com pouco, onde males como doenças e guerras são instrumentos de domínio alheio. Na verdade o actual cenário social, revela uma grande falha no contrato social, com a minoria tirando proveito da renúncia dos direitos naturais da maioria, transformando a vida humana em um poço cuja profundidade é reflexo de miséria e extrema escassez.              

      

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

O HOMEM ACUSADO INJUSTAMENTE


Durante a idade média, numa determinada localidade, um homem foi injustamente acusado de assassinar uma criança. Vítima de conspiração popular, o homem foi levado a praça para ser julgado. O juiz teria colocado dois papéis a frente do acusado, onde segundo ele, num estava escrito CULPADO e noutro INOCENTE e a escolha de um deles definiria o destino do Homem. Ciente de que aquilo não passava de uma simples encenação, pois nos dois papéis estava escrito CULPADO, o homem leva um dos papéis e ao invés de abrir, engole. Perante o espanto dos presentes, ele afirma ter feito sua escolha e recomenda que se abra outro para se confirmar sua escolha.  

Este conto mostra nos que mesmo no fim do túnel, há sempre uma saída. Na verdade tudo depende da nossa ATITUDE, do quão exploramos nossa mente. Quanto maior for explorado, mais opções o nosso cérebro nos proporciona. Que o dia de hoje, não seja mais um no cumprimento do calendário, mas sim uma oportunidade de fazer a diferença social, por meio exploração infinita das nossas capacidades mentais, em busca de soluções para os nossos problemas e melhor satisfação na vida.