Empreendedorismo & Activismo Social

domingo, 18 de maio de 2014

“Não vivo pobremente, apenas de forma simples”



O site Conscious Life News publicou esta semana um texto intitulado “10 Reasons to Love Uruguay’s President José Mujica” que aborda 10 factos incríveis do Presidente do Uruguai, José Mujica, a ser lido originalmente por meio do link indicado no respectivo título.  
“Eu não sou pobre. Pobre não é aquele que tem pouco, mas sim aquele que precisa infinitivamente de mais e mais. Eu não vivo pobremente, eu vivo de forma simples. Tenho o pouco que preciso”. Palavras de José Mujica, quando chamado de Presidente mais pobre do mundo.
De acordo com o texto, Mujica vive sem regalias presidenciais, tendo inclusive rejeitado o palácio presidencial, encontrando-se a viver numa casa de um quarto, na fazenda de sua esposa. José Mujica, dirige um Volkswagen 1987 e doa mais de 90% do seu salário (12.000 dólares / mês) para a caridade.

Ele apoiou a legalização da Marijuana, tendo o Uruguai se tornado no primeiro país a regular legalmente a produção, venda e consumo desta “droga”. A ideia da legalização da marijuana tem em vista, tornar o mercado distante dos traficantes e tratar a dependência de drogas como um problema de saúde pública, pelo que segundo a lei, os consumidores, vendedores e distribuidores devem ser licenciados.

O Uruguai tornou-se no segundo país a legalizar o casamento Gay, depois que em Agosto de 2013, foi aprovada a respectiva lei. Segundo o Presidente, Legalizar o casamento Gay, é apenas o reconhecimento da realidade. E nos últimos anos, o Uruguai permitiu a adopção por casais homossexuais e que os mesmos integrem as Forças Armadas.

O Uruguai é o primeiro país da América Latina e o quinto no mundo a proibir fumar em locais públicos fechados, o que já levou o respectivo Presidente a travar uma grande batalha com o maior fabricante de cigarros nos Estados Unidos, Philip Morris. Um ex - fumante, Mujica diz que o tabaco é um assassino que precisa ser mantido sob controlo.

José Mujica, apoiou a legalização do aborto no Uruguai, um projecto que teria sido vetado pelo seu antecessor. Pés embora, relativamente limitada em comparação com as leis dos EUA e Europa sobre o mesmo assunto, é a lei mais liberal num país católico/conservador da América latina, sendo que segundo a lei, o aborto só pode ser realizado nas primeiras 12 semanas de gravidez e exige que as mulheres tenham assistência médica e social de forma a se informarem sobre os riscos e possíveis efeitos de um aborto.

Com o objectivo de limitar o consumo desnecessário, o Presidente uruguaio tem se destacado como activista ambiental, tendo recentemente rejeitado um projecto de energia de carvão do Brasil, devido a sua grande preocupação com o ambiente

Segundo Mujica, as empresas estão apenas preocupados com os lucros e pelo que cabe ao governo criar condições para a redistribuição desses lucros de forma que haja capital para os trabalhadores adquirirem os bens produzidos. E para ele, o maior investimento só se pode fazer nos recursos humanos.  

Dada a sua grande preocupação com a prisão de Guantánamo, que ele chama de uma desgraça, ofereceu-se a apoiar o encerramento das instalações.

É um grande oponente a guerra e ao militarismo, de acordo com ele, o mundo gasta US $ 2 bilhões por minuto em despesas militares, sendo que para ele não existem guerras justas e a única maneira de garantir a Paz é cultivando a tolerância.

Ele tem um cachorro (Manuela) de três pernas, que foi atropelado acidentalmente por ele mesmo. Desde então, Mujica e Manuela tornaram-se quase inseparáveis.

José Mujica tem 78 anos, é um ex-guerrilheiro marxista que passou 14 anos na prisão, principalmente em confinamento solitário.