Empreendedorismo & Activismo Social

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Feliz "1 de Junho", Joãozinho!


Comemora-se hoje a nível mundial, o dia da criança. De acordo com o site Júnior, esta efeméride surge na sequência do período triste vivido após a segunda guerra mundial (1945), em que muitos países da Europa e do médio Oriente entraram numa grave crise, que deixou muitos pais sem condições para colocar os filhos na escola, obrigando-os a trabalhar, por vezes muitas horas e em serviços muito duros. Foi nesse cenário de péssimas condições de vida das crianças, que em 1946 um grupo de países decide dar maior atenção, procurando soluções ao problema, e portanto em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propõe as Nações Unidas, um dia dedicado a todas crianças do mundo, e este dia é comemorado no mesmo ano (1950). E como resultado da criação desta data, toda criança do mundo passa a ter direito, a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas formas de exploração e de crescer num clima de paz e fraternidade universais.
Passados hoje 62 anos após o reconhecimento desses direitos da criança, será que o pequeno Joãozinho conhece e goza desses e outros direitos?
De certeza que todos conhecem Joãozinho. Aquele menino que todos dias nos cruzamos ou passamos por ele nas avenidas e passeios, dormindo ou nos esticando a mãozinha, pedindo qualquer coisa para acautelar o estômago que nem sabe o que é ter uma refeição adequada. Joãozinho, é aquele menino que vive lá no orfanato, ou porque foi abandonado, ou porque os seus pais pereceram deixando-o só nas mãos do alheio. Joãozinho, é esse petiz, que vive nas nossas casas, por não ter quem lhe sustente, é obrigado a nos prestar serviços para poder respirar e dizer que também vive, sem no entanto puder ir a escola ou até mesmo brincar como o Érik seu pequeno patrão. Joãozinho é também aquele, que manhã pôs manhã, com tantos riscos vive da miséria fruto da venda dos seus bolinhos, recargas ou sei lá o quê na rua.
Joãozinho é o menino mutilado ou drogado depois que foi forçado a pegar na arma para combater, enquanto os responsáveis pela sua protecção e segurança tomavam whisky em grandes mansões.        
Situação difícil vive também sua irmã Mariazinha, que para além do pesadelo de não poder estudar porque tem que ser mãe de família, é abusada sexualmente ou mesmo traficada para fins desumanos e obscenos…
Eh, meu caro Joãozinho! Contudo, pés embora tua difícil situação, desejo te um feliz “1 de Junho”, mesmo que não possas ver esta pequena mensagem, tenho a certeza que irás sentir, pois eu também sinto tua dor do seu dia-a-dia, e na esperança de um dia poder ver todas crianças gozando plenamente dos seus direitos, faço votos a todos petizes do mundo, que este dia esteja repleto de muitos sorrisos.