Empreendedorismo & Activismo Social

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Bem-vindo Mês de Fevereiro!

De acordo com Wikipedia, Fevereiro é o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Geralmente tem a duração de 28 dias, tal é o exemplo do corrente, excepto em anos bissextos, em que é adicionado um dia a cada quatro anos.
Originariamente, este mês possuía 29 dias e 30 (como ano bissexto), mas um dos seus dias passou para o mês de Agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias em honra ao imperador César Augusto (então imperador de Roma), em semelhança a Julho, mês baptizado a homenagem ao Imperador Júlio César.
São datas comemorativas durante este mês: (04) Dia Mundial da luta contra o cancro, (11) Dia Mundial do doente, (13) Dia Mundial da Rádio, (14) dia dos namorados (São Valentim), (15) Dia Internacional da criança com cancro, (21) Dia Internacional da língua materna e (28) Dia Internacional das doenças raras.
Em Moçambique, comemora-se dia 03 de Fevereiro, como Dia dos Heróis Moçambicanos em homenagem ao primeiro presidente da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), Eduardo Chivambo Mondlane, perecido a 03 de Fevereiro de 1969. E associado a esta efeméride, comemora-se também o Gwaza Muthini (morrer em casa), em memória aos guerrilheiros comandados por Ngunganhane mortos numa batalha contra o exército colonial português, em 1895, em Marraquene.