Empreendedorismo & Activismo Social

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Poder da persistência e da crença

Diz um escritor que já me foge seu nome que “Todos são reconhecidos publicamente pelo trabalho que fazem sozinhos”.
Nunca me tinha passado pela cabeça que pudesse hoje escutar, dançar e gostar da música feita por nigerianos. Ainda me lembro da estranheza que tive quando eles tomaram conta do antigo Canal Trace Urban. Contudo, eles sabiam onde queriam chegar. Não só investiram avultadas somas monetárias na sua indústria musical como também, depositaram valores como Foco, Persistência e Crença, e hoje com muita felicidade dominam sem dúvida a indústria musical em África com destaque e reconhecimento fora do continente.
Outro dia ao organizar o reprodutório musical do meu PC, fui colhido de surpresa por um som antigo de Mr. Bow e na hora disse para mim mesmo: este senhor vem de longe, se eu pudesse lhe apertava a mão manifestando minha gratidão pela prova da persistência.
E um outro dia, vagueando pelo Google, me dei de vista com a antiga imagem e slogan da Vodacom MZ (Baza-baza). Quão diferente e extraordinária se tornou esta empresa! Nem mesmo eles querem acreditar na profunda transformação que tiveram.
Os três cenários acima citados são apenas exemplos simples de pessoas, empresas e organizacoes que souberam trabalhar arduamente enquanto sozinhas, souberam superar a estranheza, tiraram lições de suas perdas e em busca de aprimorar seu potencial, algumas fizeram alianças estratégicas, outras mudaram o foco das suas atenções. (Pés embora seu então talento, não sei ao certo, que estilo musical Mr. Bow fazia 10 anos atrás, mas hoje já não preciso questionar isso. A Vodacom sentiu na “pele” o sabor do sufoco, de ser estranho – ainda me lembro de quando aparecia entre nós alguém com um numero 84…no entanto, após muita porrada tiraram lições e buscaram parcerias que hoje as tornam o que são)
Passar dificuldades é extremamente doloroso. Mas nem todos obstáculos são necessariamente penalização ou consequências de escolhas erradas. Algumas dificuldades são próprias do processo de aprendizagem, sendo que é de extrema responsabilidade de cada um ter em mente de forma bem clara seus objectivos e se empenhar em lutar para alcança-los. Lutar sim, porque vai enfrentar muitos obstáculos e enormes quedas, sendo que a persistência e a crença não podem lhe faltar durante a caminhada. 
A maioria das pessoas é nota “5”, se esconde por de trás de problemas e justificações e nunca exploram seu potencial, algumas porque sabem que mudar e ter uma mente positiva não é tarefa fácil, é muito duro. É mais fácil justificar que não consegue alcançar seus objectivos porque seus pais, seu governo, seu patrão, sua empresa ou sua esposa/o são os culpados, que assumir a 100% a responsabilidade do seu fracasso.
Entretanto, os culpados nunca acabam, no caso particular das crises, hoje é a crise financeira, tarde ou cedo vai passar, e logo uma outra pode emergir, pode ser política, social, natural, pessoal (conjugal), etc.
Por hoje é tudo. Que cada um dê se tempo para pensar como seria sua vida se explorasse um pouco mais seu potencial … e mais uma vez, é fácil falar tal como estou, mas na prática é uma guerra de tamanha grandeza, pelo que vai precisar de ser um soldado persistente e com muita crença. Muitos hão de se rir de si, vai passar humilhações e críticas, pois algumas decisões e opções suas serão para os outros, estranhas e outras mesmo erradas, sendo que vai precisar de ser forte para quando quedar 7 vezes, saber levantar 8. 
Boa noite e bom Trabalho  

Sem comentários :

Enviar um comentário